O feriado prolongado de Tiradentes, foi marcado pela violência e homicídios registrados na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Os números colocam a segurança da região em xeque e as forças de segurança em alerta.
Segundo levantamento feito pelo jornalismo da Band, duas pessoas foram vítimas de assassinato por dia na região entre os dias 21 e 24 de abril. A cidade com maior registro foi Lorena, seguida por Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Aparecida.
Ainda durante o feriado foram registrados furtos, roubos e tentativa de feminicídio.
Lorena
Quatro homicídios foram registrados pela Polícia no município. O primeiro caso ocorreu no bairro Cecap, onde um jovem de 19 anos foi morto a tiros. Duas mulheres que estavam próximas a ele também foram baleadas.
Ainda em Lorena, três homens foram encontrados mortos na manhã de domingo (24). As vítimas estavam com as mãos e os pés amarrados e todos os corpos tinham marcas de violência. Os casos são investigados e a Polícia não descarta ligação entre eles.
Guaratinguetá
A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 41 anos executado na tarde do último domingo (24). A vítima foi morta a tiros no conjunto habitacional Flamboyant, no bairro Vila Guará. Ninguém foi preso.
Pindamonhangaba
Um homem foi detido em flagrante após matar uma idosa de 85 anos a facadas no bairro Cidade Nova. Após cometer o crime, o autor arrastou o corpo da vítima até a rua e tentou furtar um carro para fuga, mas acabou sendo agredido por populares e preso pela PM.
Aparecida
A Guarda Civil Municipal prendeu um homem vítima de uma tentativa de homicídio durante a Festa de São Benedito, às 23h de domingo (24). O rapaz de 20 anos foi atingido com golpes no tórax, costas e uma das pernas. Ele foi socorrido ao Pronto Atendimento da Santa Casa de Aparecida e acabou transferido para o Hospital Regional de Taubaté. O agressor foi preso.
Ainda em Aparecida, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo, também pelas proximidades da Festa de São Benedito. O homem foi abordado e os PM’s encontraram um revólver calibre 38 com seis munições com ele.
Cruzeiro
Na quinta-feira (21), um homem de 48 anos foi encontrado morto no Rio Paraíba do Sul no trecho de Cruzeiro.
De acordo com o boletim de ocorrência, a filha da vítima compareceu a delegacia informando que o pai estava desaparecido desde o dia 16 de abril, quando saiu para ir ao bar e se envolveu em uma briga após bater a bicicleta contra o carro de um outro homem que estava no local. Ela também informou que recebeu a informação de que o pai teria sido morto e jogado no Rio Paraíba.
Ainda no Rio Paraíba, foi localizado também na quinta-feira (21), o corpo de um homem de aproximadamente 35 anos.
Os casos seguem sendo investigados pela Polícia Civil.