
A Volkswagen do Brasil anunciou o início da produção do SUVW Tera, modelo 100% desenvolvido no país. O veículo será fabricado na unidade de Taubaté (SP) e chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2025.
O Tera faz parte da estratégia da Volkswagen para democratizar o segmento de SUVs no Brasil. O modelo tem 80% de nacionalização e conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são brasileiros. A expectativa é que a produção movimente R$ 3,23 bilhões em compras de peças neste ano, representando 12% do total previsto pela empresa para 2025.
Foram criados 260 novos postos diretos na fábrica, que por modernizações para receber o novo SUV. Entre as mudanças estão a instalação de 347 novos robôs, totalizando 875, além de novos equipamentos para a montagem final e a pintura. A Volkswagen também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, utilizando biometano na matriz energética das fábricas de Taubaté e Anchieta, reduzindo até 99% as emissões de CO₂ no processo de pintura.
O SUVW Tera será exportado para mais de 25 países na América Latina e na África a partir do segundo semestre. No Brasil, ele ocupará a posição de SUV de entrada da Volkswagen, ficando entre o Polo e o Nivus, reforçando a liderança da montadora no segmento de utilitários esportivos.