A BandNews FM deu sequência nesta terça-feira (25) aos fóruns especiais dos 18 anos da rádio e desta vez o foco foi a economia. Os âncoras Sheila Magalhães e Luiz Megale receberam convidados para debater as perspectivas em diversas áreas da economia brasileira e os desafios do terceiro mandato do presidente Lula.
1ª MESA - O BRASIL DO FUTURO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ECONOMIA BRASILEIRA
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, acredita na aprovação rápida da nova regra fiscal no Congresso. O membro da equipe econômica do governo citou declarações positivas dos presidentes da Câmara e do Senado com relação à proposta.
Guilherme Mello avaliou também que a nova regra fiscal vai contribuir para trazer mais estabilidade e melhorias ao ambiente de negócios. Por consequência, também poderá ter influência em uma possível mudança na atual política do Banco Central com relação à taxa básica de juros.
O ex-secretário da Fazenda do estado de São Paulo Felipe Salto afirma que o presidente do Banco Central está correto ao ter cautela com relação a taxa de juros. Hoje, em audiência no Senado, Roberto Campos Neto declarou que se o órgão não tivesse elevado a Selic, a inflação poderia estar em 10 por cento.
Para Felipe Salto, o controle da inflação é necessário neste momento, apesar dos efeitos colaterais na atividade econômica.
A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, avalia que o patamar da taxa básica de juros em 13,75% ao ano é alto e não vê sinais de mudanças. Ela lembrou que os chamados “núcleos” dos índices inflacionários ainda estão em níveis elevados.
O coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, afirma, porém, que os indicadores da inflação futura no Brasil e nos Estados Unidos começam a apresentar sinais de estabilidade e avaliou positivamente a entrega da nova regra fiscal.
O Fórum Economia Especial dos 18 Anos da BandNews FM discutiu os desafios e perspectivas da economia brasileira e os gargalos, projetos e investimentos da área da infraestrutura.
2ª MESA - INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO: GARGALOS, PROJETOS E INVESTIMENTOS
No segundo painel do fórum, o foco foi o debate sobre como o Brasil pode melhorar a infraestrutura e, assim, resolver os gargalos que impedem o avanço da economia. O âncora da BandNews FM e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, e a âncora da BandNews FM Carla Bigatto comandaram a mesa.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, avalia que a nova regra fiscal deve possibilitar um orçamento maior em infraestrutura. Ele destacou que uma das prioridades da Pasta é a retomada de obras que estavam paralisadas, justamente por falta de recursos. Um levantamento do Tribunal de Contas mostra que existem 15 mil canteiros paralisados no Brasil.
Além de George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, participaram da mesa Eduardo Zanotti, vice-presidente comercial da ArcelorMittal, Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, e José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.