Uma pesquisa Ipec divulgada nessa terça-feira mostra o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 45% das intenções de voto para o governo do estado. Alexandre Kalil (PSD) está em segundo com 34%. O levantamento mostra que o candidato à reeleição caiu um ponto porcentual em relação à pesquisa anterior, enquanto o ex-prefeito de Belo Horizonte cresceu 5%.
Carlos Viana (PL), vem na sequência com 3%. Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Indira Xavier (UP) aparecem com 1% cada. Cabo Tristão (PMB) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram.
Brancos e nulos somam 6% enquanto 8% não sabem ou responderam - queda de 3 pontos em relação ao levantamento anterior.
Senado
Uma pesquisa IPEC divulgada nesta terça-feira mostra os dois primeiros colocados ao Senado tecnicamente empatados. Cleitinho (PSC) tem 23%, enquanto Alexandre Silveira (PSD) tem 21%. Em terceiro está Marcelo Aro (PP), que tem 12%.
Com 3% aparecem Pastor Altamiro Alves (PTB), Bruno Miranda (PDT), e Sara Azevedo (PSOL). Os candidatos Dirlene Marques (PSTU), Irani Gomes (PRTB) e Naomi de Almeida (PCO) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 12%, e outros 21% não sabem ou não responderam.
Presidência
O ex-presidente Lula, do PT, lidera as intenções de voto em Minas Gerais com 49%, de acordo com pesquisa Ipec divulgada nessa terça-feira, contra 31% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro do PL.
O levantamento mostra que o petista subiu 3 pontos porcentuais no estado, enquanto o atual presidente manteve a mesma pontuação. Ciro Gomes do PDT aparece em terceiro com 5%, também mantendo estabilidade em relação ao levantamento anterior.
Simone Tebet do MDB tem 4%, enquanto Soraya Thronicke do União Brasil tem 1%. Os outros candidatos não pontuaram.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro em 102 cidades mineiras. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06414/2022.