BandNews FM

SP antecipa vacinação e restrições ao comércio terminam no dia 16 de agosto

Calendário de imunização contra a Covid-19 prevê todos os adultos com ao menos uma dose até meados de agosto e antecipa início da vacinação de adolescentes

BandNews FM

Vacinação avança em São Paulo e comércio terá nova flexibilização das atividades.
Vacinação avança em São Paulo e comércio terá nova flexibilização das atividades.
Foto: Agência Brasil

O governo de São Paulo anunciou que a partir do dia 17 de agosto não haverá mais restrições ao comércio e demais atividades econômicas no estado. A retomada completa da economia só será possível por causa do avanço da vacinação contra a Covid-19, segundo o governador João Doria, que anunciou as medidas em coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (28). O plano é que até o dia 16 de agosto todos os adultos tenham recebido ao menos uma dose do imunizante.

Houve uma nova antecipação do calendário, que antes previa a imunização de todos os paulistas com mais de 18 anos até o dia 20 de agosto. Embora a vacinação continue avançando, as autoridades de saúde reforçam que é preciso manter as medidas de distanciamento físico, a higiene das mãos e o uso do álcool em gel. A promessa do governo é também antecipar o início da imunização de adolescente, que começam a receber as doses da vacina já no dia 18 de agosto.

A mudança no calendário, segundo o governo de São Paulo, ocorre por conta da compra de 1,3 milhão de doses da CoronaVac diretamente pelo estado e que será distribuída aos municípios. Embora tenha um calendário unificado, as prefeituras podem seguir ou adiantar localmente a imunização.

CALENDÁRIO ESTADO DE SÃO PAULO

  • - De 28 a 29 anos: 30/07
  • - De 25 a 27 anos: 05/08
  • - De 18 a 24 anos: 10/08
  • - De 12 a 17 anos, com comorbidades: 18/08
  • - De 15 a 17 anos: 30/08
  • - De 12 a 14 anos: 06/09
  •  

Os adolescentes serão vacinados com o imunizante da Pfizer, que é o único já liberado pela Anvisa para este grupo.

RESTRIÇÕES AO COMÉRCIO

O governo de São Paulo anunciou mudanças nas regras do Plano SP e na flexibilização das atividades econômicas já a partir do dia 1º de agosto. Com a redução no número de internações, o Palácio dos Bandeirantes liberou o aumento da ocupação e do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

A partir de domingo (01), a ocupação de loja, restaurantes e demais atividades econômicas passa de 60% para 80% e o horário limite de funcionamento será até meia-noite, até então, as portas podem ficar abertas até 23h.

O governo também anunciou o fim do toque de restrições ao longo da madrugada, mas disse que vai manter a força-tarefa para impedir festas e eventos clandestinos sem autorização.

A partir do dia 17 de agosto, com o fim da vacinação dos adultos paulistas, as restrições serão encerradas, embora ainda seja necessário cumprir medidas sanitárias.

Tópicos relacionados