BandNews FM

Maior terremoto em 60 anos sacode o Alasca e autoridades emitem alerta de tsunami

Moradores foram orientados a procurar abrigo em áreas elevadas; agência japonesa avalia possíveis impactos no país

BandNews FM 29/07/2021 • 07:56
Alerta para tsunami foi emitido após terremoto de 8,2 de magnitude.
Alerta para tsunami foi emitido após terremoto de 8,2 de magnitude.
Foto: Reprodução/US Tsunami Warning System

Autoridades do Alasca reforçam o pedido para que a população procure abrigo na região sul do estado americano, além de deixar as áreas costeiras do Pacífico. Um terremoto de magnitude 8,2 foi registrado na madrugada desta quinta-feira (29) e há alerta de tsunami.

Esse é o maior abalo sísmico sentido nos Estados Unidos desde a década de 1960. Segundo o Serviço Geológico norte-americano, houve pelo menos dois tremores secundários, de magnitudes 6,2 e 5,6. Não há maiores informações sobre estragos provocados.

Nas redes sociais, americanos compartilharam a fuga da população para áreas mais altas e as sirenes de alerta para o esvaziamento das áreas sob risco.

Em relação à possibilidade de tsunami, foi cancelado por volta das 6h (no horário de Brasília) o alerta emitido para o Havaí e Guam, território norte-americano localizado no Pacífico. Já no Japão, a Agência Meteorológica do país afirmou que está monitorando a situação.  

Autoridades da Nova Zelândia também avaliam a existência de algum perigo para as regiões costeiras do país. O Alasca faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, área de intensa atividade sísmica.

  • tsunami
  • terremoto
  • Alasca
  • Estados Unidos