BandNews FM

Rio inicia vacinação em massa no Complexo da Maré

A campanha é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a ONG Redes da Maré e pretende imunizar 35 mil moradores

Rádio BandNews FM

Nesta quinta (29), começa a vacinação em massa contra Covid-19 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
Nesta quinta (29), começa a vacinação em massa contra Covid-19 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta quinta (29), começa a vacinação em massa contra Covid-19 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A campanha de vacinação deve imunizar cerca de 35 mil moradores até domingo (1).

Na própria quinta, tomam as doses quem tem entre 25 e 33 anos. Na sexta-feira (30), os moradores entre 18 e 24 anos serão vacinados. No sábado (31) e no domingo (1), será realizada a repescagem para maiores de 18 anos.

O projeto é uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz e a ONG Redes da Maré. Segundo Fernando Bozza, pesquisador da Fiocruz, o estudo vai mapear os vacinados para entender, por exemplo, os efeitos da vacinação dentro das favelas. Além disso, alguns pesquisadores da Fiocruz vão acompanhar parte dos imunizados por pelo menos seis meses.

O Complexo é o maior do Rio de Janeiro, com 16 comunidades e cerca de 140 mil habitantes, e terá 30 pontos de vacinação. Para imunizar o máximo de pessoas possível e encher os pontos de vacinação, cerca de 200 voluntários foram de casa em casa para cadastrar os moradores. A diretora da ONG Redes da Maré, Eliana Souza Silva, conta que 1000 voluntários vão atuar no projeto

Desde o ano passado, a Fiocruz já monitora e faz estudos na Maré. As campanhas de conscientização fizeram o número de óbitos cair, o que mostra a importância dessas ações nas favelas, como explica o pesquisador Fernando Bozza.

Tópicos relacionados