BandNews FM

Faltam vacinas da Pfizer e AstraZeneca para segunda dose em São Paulo

Tentativas de vacinação são frustradas, e a corrida pelos imunizantes contra a Covid-19 se torna uma verdadeira saga na capital paulista

BandNews FM

Em SP, ouvintes da BandNews FM não conseguem encontrar postos com a AstraZeneca e a Pfizer para a aplicação da segunda dose
Em SP, ouvintes da BandNews FM não conseguem encontrar postos com a AstraZeneca e a Pfizer para a aplicação da segunda dose
Rovena Rosa/Agência Brasil

Postos de saúde da cidade de São Paulo estão com falta de vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para a aplicação da segunda dose. Segundo ouvintes da BandNews FM, tentativas de imunização contra a Covid-19 são frustradas na capital paulista, especialmente na zona Leste.

O economista Francisco Pires já tentou se vacinar com a AstraZeneca em ao menos quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, mesmo assim, ainda não conseguiu receber sua segunda dose nesta quinta-feira (29).

“Fui em postos na Santa Cecília, Lapa, Perdizes e Vila Romana. Em todos os lugares não tinham”, relatou Francisco.

O gestor público Valdecy da Silva também procurou a vacina em três diferentes postos da região e desistiu de encontrar uma dose. Ele foi às unidades da Vila Matilde, Penha e Vila Guilhermina – todas estavam sem o imunizante.

O problema não está somente na zona Leste de São Paulo. Na zona sul, o problema é o mesmo. No bairro de Moema, o empresário Beto Batista enfrenta dificuldades para encontrar uma dose.

Com a da Pfizer, a falta de vacinas também está tomando os locais de vacinação. Por isso, o corretor de imóveis Sildo Azevedo está em uma verdadeira saga em busca do imunizante.

Ele foi a três postos na zona oeste de São Paulo para completar a caderneta de vacinação com a segunda dose, mas até agora não a encontrou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o remanejamento de doses é feito ao longo do dia entre as unidades de São Paulo a fim de garantir a vacinação. Em caso de falta do imunizante, contudo, os postos manteriam uma lista nominal das pessoas que procuraram a vacina e, depois, entrariam em contato com todos para que a aplicação seja efetivada.

Já a Prefeitura de São Paulo informou que, a partir desta sexta-feira (30), um novo campo estará disponível na ferramenta "De olho na fila". Com isso, também será possível identificar quais são as segundas doses disponíveis nas UBSs.

Tópicos relacionados