BandNews FM

7 de setembro: Manifestações a favor e contra o governo marcam o Dia da Independência

Protestos favoráveis a Bolsonaro se concentram principalmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo

Rádio BandNews FM

Protestos na Avenida Paulista, em São Paulo
Protestos na Avenida Paulista, em São Paulo
Foto: Reprodução

Manifestações em defesa e contrárias ao governo de Jair Bolsonaro estão agendadas para diversas cidades brasileiras neste feriado de 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. Com pautas como o fechamento do Supremo Tribunal Federal e a defesa do “voto impresso auditável” – projeto já rejeitado pela Câmara dos Deputados – os protestos favoráveis ao líder do Planalto se concentram principalmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo.

Acompanhe as manifestações pelo país:

BRASÍLIA

Em discurso realizado em Brasília, Jair Bolsonaro fala em "prisões políticas" e diz que não pode aceitar que "uma pessoa específica da Praça dos Três Poderes continue barbarizando a população". Sem citar nomes, o presidente afirmou que "ou o chefe desse poder enquadra o 'seu' ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos". 

Bolsonaro ainda disse que "todos juramos a Constituição" e, quem age fora dela, "se enquadra" ou "pede para sair". O presidente afirmou também que não vai aceitar qualquer medida ou qualquer ação que "venha de fora das linhas da Constituição".

Milhares de pessoas acompanharam o ato.

SÃO PAULO

Manifestantes pró-governo do presidente Jair Bolsonaro se concentram na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, pelo impeachment de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, a subserviência do Congresso Nacional e “contra o comunismo”. 

O ato reúne dezenas de grupos bolsonaristas e ocupa algumas das quinze quadras bloqueadas na paulista, com maior concentração próxima do Museu de Arte de São Paulo. 

Há previsão de que o presidente Jair Bolsonaro faça um discurso durante à tarde. 

A maioria dos manifestantes participa do ato sem respeitar as regras de distanciamento social e a recomendação sanitária de uso obrigatório de máscara, determinados pelo governo do estado desde 2020 para evitar a disseminação da coronavírus.

RIO DE JANEIRO

Milhares de manifestantes ainda se reúnem na orla de Copacabana em um protesto pró-governo, que ocupa parcialmente a Avenida Atlântica há mais de quatro horas. Diversas pessoas exibem cartazes de apoio ao presidente da República e de repúdio ao Supremo Tribunal Federal. Há ainda a defesa de pautas como a implantação do voto impresso. O ato acontece de forma pacífica e é acompanhado pela Polícia Militar e a Guarda Municipal. 

Vários carros de som foram posicionados para que parte dos manifestantes discurse. Políticos bolsonaristas marcam presença no ato como os irmãos Rodrigo e Rogério Amorim, deputado estadual e vereador do Rio respectivamente, e o deputado-federal Otoni de Paula. O ex-assessor de Flávio Bolsonaro Fabrício Queiroz também está no protesto, e foi tietado por apoiadores de Jair Bolsonaro. 

Parte dos presentes começou a ir embora por volta das 14h, mas ainda há muita gente no local. Pela manhã, policiais do programa Copacabana Presente prenderam um homem em flagrante com uma faca, uma espécie de punhal e materiais para fazer coquetéis molotov. Ele estava ainda com uma máscara com o rosto de Salvador Dalí, semelhante a utilizada por personagens da série La Casa de Papel. Na mochila do detido havia broches com a imagem de Che Guevara e a frase “antifascista sempre”. 

Mais cedo, houve também um ato no Centro da cidade, onde manifestantes que são contra o governo caminharam pela Avenida Presidente Vargas, da Uruguaiana até a Praça Mauá. Centenas de pessoas estavam presentes no protesto, que também foi pacífico. Há registro de atos pró-governo também em outras cidades como Niterói, na Região Metropolitana, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e em municípios do Interior.

BELO HORIZONTE

Manifestantes pró e contra o Governo Federal começam a se dispersar após os atos realizados nesta manhã em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, não houve registros de confrontos ou violência.

O grupo pró-Bolsonaro se concentrou na Praça da Liberdade, um dos cartões postais da capital mineira, na região centro-sul. Os manifestantes instalaram um boneco inflável do presidente Jair Bolsonaro, e empunhavam cartazes em inglês pedindo, entre outras coisas, a "criminalização do comunismo" e "liberdade e democracia". 

Já o grupo contrário ao governo realizou o tradicional Grito dos Excluídos, na praça Afonso Arinos, também na região centro-sul. De lá, os manifestantes  marcharam até a Praça da Estação. A expectativa é que os dois atos sejam finalizados neste início de tarde. 

A Guarda Municipal de Belo Horizonte e agentes da BHTrans realizaram operações especiais para acompanhar as manifestações , e a Polícia Militar informou que em todo o estado haverá operações para garantir a segurança nos protestos.

VITÓRIA

Manifestantes pró-Bolsonaro se concentram neste momento no município de Vila Velha, cidade da região metropolitana de Vitória. Eles vão atravessar a Terceira Ponte, principal via de acesso à Capital, em direção à Praça do Papa, onde prometem realizar atos de apoio ao presidente e acompanhar, por um telão, o discurso dele na avenida Paulista. 

Todo um esquema de segurança foi montado pela secretaria de segurança pública, para manter a ordem. Uma manifestação contrária foi realizada durante o Grito dos Excluídos, pela manhã.

SALVADOR

Foram encerrados os dois protestos realizados em Salvador neste feriado de Independência do Brasil. 

No Farol da Barra, na orla da capital baiana, se concentraram os manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Houve aglomeração e muitos dos participantes estavam sem máscara. O protesto, que começou às nove da manhã e terminou por volta de uma e meia da tarde, ainda contou com reivindicações antidemocráticas. 

Já no Campo Grande, no Centro de Salvador, foi realizado um protesto contra a gestão federal, das dez e meia da manhã às doze e meia. 

Pela internet, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que “Independência é comida no prato e não fuzis. Independência é liberdade, é democracia!”. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis, pediu reflexão nesse feriado de independência e afirmou que “os desafios da vacinação, da economia e da geração de novas oportunidades de emprego são urgentes e devem ser a prioridade”.

JOÃO PESSOA

Apoiadores de Jair Bolsonaro e manifestantes contrários ao presidente trocam insultos e provocações durante uma manhã de protestos na capital paraibana. A Polícia Militar precisou fazer um cordão humano para evitar um confronto entre os dois movimentos. 

O horário das manifestações no local já havia sido acordada entre a organização dos atos com a PM, o que não foi respeitada pelos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. À tarde, os apoiadores do presidente devem realizar duas carreatas, um bicicletaço, encerrando com uma manifestação no Busto De Tamandaré.

FORTALEZA

Uma nova manifestação será realizada daqui a pouco, em Fortaleza. A partir das 15h, manifestantes se reúnem em um ato contra o Presidente Jair Bolsonaro, nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará, zona sul da cidade. O ato é organizado por partidos de oposição como PT, PSOL, PC do B e outras organizações como sindicatos e união estudantil. 

Pela manhã, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realizaram um ato, que percorreu avenidas da capital cearense, desde a arena Castelão até a praia de Iracema. Os manifestantes defenderam pautas como voto impresso, mudanças no STF e a gestão do presidente. 

A polícia não divulgou informações sobre a quantidade de pessoas que participaram do ato. Não foram registrados casos de violência.

CURITIBA

Manifestantes a favor do presidente da república iniciam a concentração no Centro Cívico de Curitiba, para o ato programado para esta tarde. No final do dia, os grupos contrários ao presidente vão se reunir no centro, em frente à Universidade Federal do Paraná. 

A Polícia Militar reforçou o efetivo para escoltar os atos. O estado registrou uma carreata, a favor do presidente, no litoral do estado. O evento foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal.

PORTO ALEGRE

Manifestantes a favor e contra o governo Bolsonaro protestam em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, apesar da chuva que atinge boa parte dos municípios gaúchos. Atos políticos também ocorrem em pelo menos 10 pontos de rodovias gaúchas. Em alguns deles o tráfego chegou a ser interrompido totalmente por alguns minutos, e em outros, apenas veículos leves eram liberados. As maiores concentrações ocorreram na BR-386, em Nova Santa Rita, e também em Gravataí, junto a RS-118.

GOIÂNIA

A motocarreata em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, segundo apoiadores, reuniu cerca de 3.500 pessoas em motos e carros que saíram do Autódromo Internacional Ayrton Senna, região leste da capital goiana, e percorrereu cerca de 28 km até o norte da cidade. O trajeto durou cerca de 45 minutos e teve como destino o Ginásio de Esportes do Jardim Guanabara, na região norte da capital. 

Foram cerca de 6km de automóveis em filas. A Polícia Militar de Goiás reforçou o policiamento nas principais vias da capital. Não houve registro de ocorrências.

MANAUS

Como primeiro ato nesta terça-feira de sete de setembro em Manaus, uma carreata promovida por caminhoneiros em apoio ao presidente Jair Bolsonaro percorreu pela manhã as principais vias de Manaus. O grupo saiu da avenida Torquarto Tapajós, na zona Norte de Manaus, em direção ao Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste da capital. 

Outros quatros atos estão previstos para ocorrer durante a tarde em diferentes pontos da cidade. 

No Centro de Manaus, uma manifestação pró-governo espera reunir cerca de 5 mil pessoas. O tradicional ato Grito dos Excluídos deve ocorrer na zona Centro-Sul da capital também durante a tarde. 

Tópicos relacionados