BandNews FM

8 em cada 10 pais querem vacinar filhos contra a Covid-19, segundo Fiocruz

Estudo Vacinakids foi feito com 15.297 participantes de todo o Brasil

Rádio BandNews FM

Fiocruz reforça que a vacina é segura e foi autorizada após análise da Anvisa
Fiocruz reforça que a vacina é segura e foi autorizada após análise da Anvisa
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Mais de 80% dos pais ou responsáveis querem vacinar os filhos contra a Covid-19. O resultado é do estudo VacinaKids, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 de novembro e 14 de dezembro. O estudo contou com 15.297 participantes de todo o Brasil.

A maior hesitação em vacinar é dos pais de crianças entre 0 e 4 anos, a faixa etária ainda não tem vacina autorizada no Brasil. Neste grupo, 16,4%, são contrários a imunização. Já entre os responsáveis de adolescentes, a taxa dos contrários é de 14,9% e, entre pais de crianças daqueles com idades entre 5 e 11 anos, o porcentual é menor, de 12,8%.

Segundo o levantamento, o medo de reações adversas à vacina, a minimização da gravidade da pandemia e crenças de que quem teve Covid-19 não precisa se vacinar, estão entre os principais motivos para a decisão contrária à imunização.

Outros pais discordam que a vacina tornaria o retorno escolar mais seguro. Alguns acreditam que a imunidade natural é uma opção melhor do que a proteção da vacina e parte justificou que o imunizante precisa de mais tempo para ser considerado seguro.

A Fiocruz reforça que a vacina é segura e foi autorizada após análise técnica criteriosa da Anvisa, além de ter sido aprovada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos com base na aplicação de 8,7 milhões de doses nessa faixa etária. Desse total, foram notificados 4.249 eventos adversos, o que representa apenas 0,049% das doses aplicadas.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer tem autorização para ser utilizada entre menores de 5 a 11 anos de idades. O imunizante do laboratório americano também tem autorização de uso em adolescentes de 12 a 17 anos.

Segundo a Fiocruz, no Brasil, até a semana de 4 de dezembro do ano passado, quase 20 mil menores de 19 anos foram hospitalizados com quadros decorrentes da Covid-19. Em relação às mortes, foram notificados 1.422 óbitos pela doença entre o público.

Tópicos relacionados