BandNews FM

Fundação Abrinq lança campanha contra a violência sexual infantil

Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil é no dia 18 de maio; 80 crianças são vítimas de abuso por dia no país

Rádio BandNews FM

Ao longo do mês de maio, vídeos serão lançados semanalmente com diferentes temáticas.
Ao longo do mês de maio, vídeos serão lançados semanalmente com diferentes temáticas.
Foto: Divulgação

A Fundação Abrinq, organização social que trabalha para assegurar os direitos de crianças e adolescentes, lança neste mês de maio a campanha Pode Ser Abuso. A iniciativa serve de alerta para a violência sexual infantil. No próximo dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 80 crianças são vítimas desse tipo de violência por dia no Brasil. Somente em 2020 foram mais de 30 mil casos no país, sendo que 86% dos ataques acontecem na faixa etária de 10 a 19 anos entre meninas.

Ao longo do mês de maio, vídeos serão lançados semanalmente com diferentes temáticas sobre o assunto. Até esta quinta-feira (12) foram ao ar três vídeos: “Violência sexual infantil e suas diferentes formas”, “Entenda o fluxo das denúncias de violência sexual infantil” e “Sinais que a criança dá ao sofrer violência sexual”. O material está no site da campanha.

Os próximos vídeos vão falar sobre como identificar o  comportamento de um abusador, as consequências da violência sexual infantil a médio e longo prazos, o papel da sociedade no combate à violência sexual infantil e formas de superação do trauma.

Este é o quinto ano da campanha, que ganha mais importância em um momento de volta às aulas e atividades presenciais no pós-pandemia.

No site da iniciativa também é possível baixar um e-book com um manual de como proteger as crianças, além de outros matérias para trabalhar o tema com país e responsáveis.

Tópicos relacionados