A.C. Camargo, referência oncológica de SP, vai deixar de atender pelo SUS

Cerca de cinco mil pessoas atendidas na instituição devem ser transferidas até o fim deste ano, aumentando a fila de quem precisa de atendimento público

BandNews FM

O hospital tem mais de 70 anos de tradição no tratamento ao câncer. Foto: Agência Brasil
O hospital tem mais de 70 anos de tradição no tratamento ao câncer.
Foto: Agência Brasil

O Hospital AC Camargo, referência no tratamento de câncer em São Paulo, vai deixar de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) e gerou preocupação entre os pacientes oncológicos.

De acordo com o hospital, a tabela de custos com procedimentos e cirurgias está defasada, forçando a unidade a aplicar recursos próprios para cobrir o rombo.

O hospital é mantido pela Fundação Antônio Prudente e recebe dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde por meio da prefeitura de São Paulo. A instituição também faz o atendimento de planos de saúde e pacientes particulares, que têm custeado o funcionamento da unidade nos últimos anos.

Até agora, mais de 1,5 mil pacientes foram transferidos para centros oncológicos municipais e outros cinco mil devem ser encaminhados até dezembro.

O hospital tem mais de 70 anos de tradição no tratamento ao câncer.

Mais de 80 tipos de câncer são tratados na unidade, principalmente os tumores de mama. Os responsáveis pela instituição ainda afirmam que estavam recebendo pacientes com alto grau de comprometimento, em detrimento dos recém-diagnosticados, o que reduz a taxa de sucesso.