O secretário de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou que 99,9% dos incêndios registrados no interior de São Paulo desde a última semana foram causados por ação humana.
Wolff ainda destaca que ao menos 32 inquéritos foram abertos junto à Polícia Federal para investigar se os incêndios foram criminosos.
"Não houve raio e também não houve acidente de torres de alta tensão que justificassem esse início dos incêndios, 99,9% é atividade humana. O ser humano por algum objetivo acha que o fogo resolve o problema dele, mas não tem ideia de que pode perder o controle", afirmou.
Ele ainda informou que a PF utilizará imagens de satélite para identificar como os focos de incêndio iniciaram em São Paulo, Amazonas e Pantanal.
Wolnei destacou com surpresa o fato de quase 50 municípios paulistas registrarem, ao mesmo tempo, focos de incêndio. O secretário aproveitou para reportar que o número de focos caiu durante o fim de semana por conta das chuvas que chegaram ao estado.
Além de Wolnei Wolff, o diretor de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Raoni Rajão, também se pronunciou durante a coletiva e classificou os incêndios como “situação anômala. ”
Três pessoas foram presas por suspeita de iniciar os incêndios e dois trabalhadores morreram enquanto combatiam o fogo na última semana.