Adélio Bispo vai passar por uma perícia médica no presídio de Campo Grande do Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (25), o que abre caminho para que ganhe liberdade. O autor da facada no então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, em 2018, será avaliado por ordem emitida pela 5ª Vara Federal de Campo Grande.
A perícia vai determinar se o quadro mental de Adélio foi interrompido ou persiste, e se ele ainda pode apresentar perigo para a sociedade. Os exames vão contar com quesitos apresentados pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União.
Após conclusão dos trabalhos, o laudo pericial deve ser finalizado em até 30 dias. A avaliação deveria ter sido feita até 14 de junho, mas precisou ser adiada por falta de peritos.
Em 2019, Adélio foi diagnosticado com transtorno delirante permanente paranoide, o que não permite a punição criminal. Em junho daquele ano, a Justiça converteu a prisão preventiva em internação por tempo indeterminado.
O então candidato Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante um ato de campanha realizado em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018. O autor do atentado foi preso no mesmo dia pela Polícia Militar.