A adolescente de 15 anos vítima de um ataque de tubarão recebeu alta nesta segunda-feira (13). Ela estava internada desde o último dia 6, quando deu entrada após ter sido mordida na praia de Piedade, na Região Metropolitana do Recife.
A jovem, que teve o braço esquerdo amputado ainda no mar, já retornou para casa. Ela continuará sendo acompanhada no Ambulatório do Hospital, onde são realizadas consultas de retorno com médicos especialistas.
O acidente foi o terceiro em menos de 15 dias na região. Em fevereiro um surfista foi vítima de um ataque e em março um adolescente de 14 anos foi mordido e teve a perna amputada.
Segundo o pesquisador da Universidade Federal Rural do Estado, Jonas Rodrigues, Pernambuco pode estar passando por um novo surto de ataques de tubarão. Durante os 30 anos de registros e pesquisas sobre ataques de tubarão em Pernambuco, cientistas identificaram duas ocasiões em que ocorreram o que se considera “surto de ataques”: em 1994 e 2004.
Para o professor, é necessário retomar pesquisas e informar a população. Ao contrário do que pode parecer, espécies com maior número de incidentes têm população reduzida e estão em situação vulnerável.