O aeroporto da capital afegã volta a operar voos militares nesta terça-feira (17) e a situação no terminal parece estar se tranquilizando, segundo autoridades estrangeiras que estão no Afeganistão. Os voos no terminal de Cabul foram paralisados após cidadãos desesperados invadirem as pistas do local para tentar uma fuga do país com a tomada de poder do Talibã.
Nesta segunda (16), ao menos cinco mortes foram registradas no local e o jornal britânico “The Guardian” aponta que três pessoas morreram ao cair de uma aeronave militar americana que levantava voo no terminal. Cidadãos afegãos se penduraram nas asas e na fuselagem da aeronave em uma tentativa de deixar o país.
A volta do Talibã ao poder preocupa os afegãos que trabalharam com forças internacionais e que temem retaliações do grupo extremista.
O Aeroporto de Cabul é controlado por militares americanos e forças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O terminal foi construído pelos americanos no período em que os Estados Unidos estiveram no Afeganistão.
Um processo de retirada de cidadãos estrangeiros foi iniciado com a retomada do poder pelo Talibã.
O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que a situação no aeroporto Hamid Karzai está se estabilizando.
Ao menos 12 aviões militares já decolaram do local desde a retomada das operações, segundo informações da Agência Reuters.