O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será reaberto parcialmente em outubro, com 50 voos diários.
A declaração foi feita nesta terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, após uma reunião entre o CEO da Global Fraport, Stefan Schulte, e ministros do Governo Federal, em Brasília.
A quantidade "equivale a 350 voos semanais. Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto”, afirmou o ministro.
A recuperação da operação da pista será dividida em duas etapas, com 1700 metros abertos em outubro e outros 2 mil metros reabertos em dezembro, quando terá seu funcionamento total, de acordo com o ministro.
O terminal, responsável por quase metade das cargas da região Sul e um terço dos passageiros transportados na região, estava fechado desde o dia três de maio devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
Com partes da pista ficaram submersas, os pousos e decolagens ocorriam somente na Base Aérea de Canoas como solução emergencial.
A Fraport segue com as operações na Base de Canoas, mas com check-in e despachos de bagagens no terminal de Porto Alegre.
A empresa pediu a revisão da concessão do terminal, que vale até 2042. O pedido principal é do ressarcimento de cerca de 700 milhões de reais, para cobrir custos com as perdas do período da enchente.