O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite um alerta vermelho de “grande perigo” em pelo menos cinco estados por causa da onda de calor válida até o próximo sábado (16), às 18h. O aviso abrange Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O alerta é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional. O calor atípico que o pais está vivendo é resultado de uma onda de calor que costuma aparecer no fim da primavera, com a aproximação do verão, mas que cada vez aparece com mais frequência.
O Inmet costuma fazer este anúncio quando tem probabilidade de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
Foram anunciados outros dois alertas de onda de calor para o país: um de perigo potencial e outro de perigo.
Na cidade de São Paulo, a temperatura pode alcançar até 34,4°C e viver um novo recorde histórico na capital paulista para o mês de março. E em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a máxima no próximo sábado (16) pode chegar aos 38ºC.
A onda de calor deve durar até a próxima semana e o ápice deve ocorrer até o sábado (16), de acordo com os meteorologistas.