BandNews FM

Alesp autoriza que deputados usem verba para impulsionar redes sociais

Deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais

BandNews FM

Deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais
Deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais
Foto: Divulgação

Faltando menos de um ano para as eleições, a Assembleia Legislativa de São Paulo autoriza um novo tipo de gasto com a verba de gabinete. 

Agora, os deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais. 

A chamada despesa para a Divulgação da Atividade Parlamentar não existia até novembro de 2021 e foi criada, sem alarde, por um ato da Mesa Diretora. 

Ela permite que os deputados estaduais utilizem a verba com a autopromoção em redes como Facebook e Instagram.

Só entre janeiro e março, foram gastos quase 280 mil reais, segundo reportagem da BandNews FM feita em parceria com o Boa Tarde São Paulo. 

Entre os parlamentares que mais utilizaram a verba para impulsionar conteúdos estão Bruno Ganem e Murilo Felix, ambos do Podemos, e Tenente Coimbra, do PL. 

De acordo com a gestora do Núcleo de Fiscalização e Controle da Alesp, Dilma Félix, o novo tipo de gasto era uma demanda dos parlamentares. 

A despesa não é ilegal e já é permitida, por exemplo, na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Mas há limites, segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo; o dinheiro não pode ser usado para impulsionar conteúdo de campanha. 

Além da verba para impulsionar conteúdos, os deputados estaduais ainda contam com recursos para materiais gráficos e serviços de comunicação.

Esse gasto, também para promover o mandato, cresceu 50% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Passou de 595 mil e 600 reais em 2021 para mais de 1 milhão de reais em 2022. 

Em nota, o deputado Murilo Felix diz que o gasto com a verba de divulgação se deu em publicações digitais sobre o direito dos animais, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outros assuntos pertinentes ao mandato. 

Procurados, Bruno Ganem e Tenente Coimbra ainda não se pronunciaram. 

Tópicos relacionados