BandNews FM

Alesp autoriza que deputados usem verba para impulsionar redes sociais

Deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais
Foto: Divulgação

Faltando menos de um ano para as eleições, a Assembleia Legislativa de São Paulo autoriza um novo tipo de gasto com a verba de gabinete. 

Agora, os deputados podem utilizar recursos para impulsionar conteúdos nas redes sociais. 

A chamada despesa para a Divulgação da Atividade Parlamentar não existia até novembro de 2021 e foi criada, sem alarde, por um ato da Mesa Diretora. 

Ela permite que os deputados estaduais utilizem a verba com a autopromoção em redes como Facebook e Instagram.

Só entre janeiro e março, foram gastos quase 280 mil reais, segundo reportagem da BandNews FM feita em parceria com o Boa Tarde São Paulo. 

Entre os parlamentares que mais utilizaram a verba para impulsionar conteúdos estão Bruno Ganem e Murilo Felix, ambos do Podemos, e Tenente Coimbra, do PL. 

De acordo com a gestora do Núcleo de Fiscalização e Controle da Alesp, Dilma Félix, o novo tipo de gasto era uma demanda dos parlamentares. 

A despesa não é ilegal e já é permitida, por exemplo, na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Mas há limites, segundo o advogado especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo; o dinheiro não pode ser usado para impulsionar conteúdo de campanha. 

Além da verba para impulsionar conteúdos, os deputados estaduais ainda contam com recursos para materiais gráficos e serviços de comunicação.

Esse gasto, também para promover o mandato, cresceu 50% entre janeiro e março na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Passou de 595 mil e 600 reais em 2021 para mais de 1 milhão de reais em 2022. 

Em nota, o deputado Murilo Felix diz que o gasto com a verba de divulgação se deu em publicações digitais sobre o direito dos animais, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outros assuntos pertinentes ao mandato. 

Procurados, Bruno Ganem e Tenente Coimbra ainda não se pronunciaram. 

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.