Alexandre de Moraes pede esclarecimentos à PGR sobre atos antidemocráticos

Ministro do STF quer ter mais detalhes antes de decidir sobre arquivamento ou não

Rádio BandNews FM

Ministro Alexandre de Moraes retira sigilo do processo sobre os atos antidemocráticos Ueslei Marcelino/Reuters
Ministro Alexandre de Moraes retira sigilo do processo sobre os atos antidemocráticos
Ueslei Marcelino/Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determina que a Procuradoria Geral da República preste esclarecimentos sobre o pedido de arquivamento do inquérito que apura a participação de parlamentares bolsonaristas na organização e financiamento de supostos atos antidemocráticos.

Antes de conceder um parecer sobre a continuidade do caso, o ministro, que é o relator, estabeleceu que o Ministério Público Federal preste as seguintes informações, já que o órgão sugere a manutenção de investigações em instâncias inferiores, como na Justiça Federal e Estadual.

Na última sexta-feira (04), a PGR pediu o arquivamento da investigação. O parecer assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que a PF não conseguiu aprofundar as suspeitas.  

"Esse inadequado direcionamento da investigação impediu a identificação de lacunas e dos meios necessários, adequados e proporcionais para alcançar a sua finalidade, impossibilitou a delimitação do problema, e fez com que as anões e as diligências de toda a equipe policial se afastassem do escopo das buscas e apreensões", escreveu Medeiros no parecer.

A Polícia Federal começou as investigações em maio do ano passado após manifestações pedindo intervenção militar e a volta do AI-5, ato mais repressivo desde a Ditadura Militar.

Existem suspeitas de que parlamentares aturam para financiar os protestos.