Anatel deve apurar falso alerta de terremoto para o Sudeste

Google promete aprimorar sistema de alertas

Band News FM

Anatel deve apurar falso alerta de terremoto para o Sudeste
Moradores da região sudeste recebem alerta falso de terremoto e se assustam
Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações instaurou, nesta sexta-feira (14), um processo para apurar o envio de falsos alertas de terremotos na madrugada desta sexta a usuários do sistema Android em São Paulo e Rio de Janeiro.

As mensagens automáticas sobre um tremor no litoral da Região Sudeste, especificamente a 55 quilômetros da costa, na altura do litoral norte de São Paulo, foram enviadas pelo Google, que está conectado com o sistema Android, às 2h20 desta sexta. 

O alerta deixou as pessoas apreensivas. Os órgãos como Defesa Civil, Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo e a Rede Sismográfica Brasileira logo desmentiram qualquer abalo significativo.

“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”, anunciou a Anatel.

Já o Google, divulgou que o sistema de alerta da empresa não foi “desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”. A empresa pediu desculpa pelo ocorrido e prometeu aprimorar as ferramentas.

Tópicos relacionados