
A Agência Nacional de Telecomunicações instaurou, nesta sexta-feira (14), um processo para apurar o envio de falsos alertas de terremotos na madrugada desta sexta a usuários do sistema Android em São Paulo e Rio de Janeiro.
As mensagens automáticas sobre um tremor no litoral da Região Sudeste, especificamente a 55 quilômetros da costa, na altura do litoral norte de São Paulo, foram enviadas pelo Google, que está conectado com o sistema Android, às 2h20 desta sexta.
O alerta deixou as pessoas apreensivas. Os órgãos como Defesa Civil, Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo e a Rede Sismográfica Brasileira logo desmentiram qualquer abalo significativo.
“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”, anunciou a Anatel.
Já o Google, divulgou que o sistema de alerta da empresa não foi “desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”. A empresa pediu desculpa pelo ocorrido e prometeu aprimorar as ferramentas.