Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir no GPS do aeroporto de Guarulhos

Equipamento irregular pode ser o responsável por atrasos e cancelamentos de voos

BandNews FM

Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir no GPS do aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos
Agência Brasil

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encontraram a torre de celular irregular e suspeita de ser a causadora dos problemas no sinal do GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A empresa realizou uma investigação no entorno do terminal para localizar a fonte da interferência, responsável por afetar as operações de pousos e decolagens. Os fiscais desligaram o equipamento e fizeram testes que confirmaram o fim do problema no aeroporto

Diversos voos atrasaram ou foram cancelados nesta terça-feira (03), no Aeroporto Internacional de São Paulo, por ausa de uma nova falha no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). O mesmo problema tinha sido registrado na semana passada.

A suspeita é de que essa torre de celular tenha afetado o sistema de GPS do aeroporto. Entre os voos afetados estava o do bancário Kauã Alvarenga, que deveria ter partido de São Paulo às 9h15 da manhã com destino ao município de Sinop, no Mato Grosso.

Segundo a GRU Airport, responsável pelo aeroporto, o sinal do GPS foi normalizado às 17h, após o desligamento da torre.

A estrutura fica a 20 km do terminal, Mesmo assim, o sinal pode gerar impactos, como explica o gerente de fiscalização da Anatel, Maurício Peron: “Quando nós temos equipamentos que emitem radiofrequência, pode haver uma combinação de sinais que gere uma nova frequência indesejada e foi isso que aconteceu”.

Os pilotos reportaram a mesma falha na semana passada para a torre de controle do Aeroporto de Guarulhos. A Anatel constatou que o problema foi causado por sinais de radiofrequência que partiam do centro da cidade.

Valmar Gama, diretor da Associação Brasileira de Segurança da Aviação, alerta também para o risco das rádios piratas. “Como o nome já diz, é pirata. Muitas vezes utilizam frequências acima daquilo que é certificado e homologado pela Anatel. Nesse caso quem administra o Aeroporto vai tomar ações mitigatórias. Eles pedem apoio ao DECEA e normalmente aeronáutica, disponibiliza um avião chamado ‘avião laboratório’ e eles decolam e começam a monitorar para tentar localizar. Para depois acionar os órgãos competente para poder mitigar e tomar as ações corretivas para essa situação. ”

O diretor da Associação Brasileira de Segurança da Aviação afirma que o GPS dá segurança ao controle de tráfego. Valmar Gama ressalta que, na ausência desse sistema, as operações podem prosseguir. Mas é preciso separar mais as aeronaves para que possam ir e vir de maneira mais segura.