BandNews FM

ANS anuncia reajuste de até 15,5% em planos de saúde

Esse é o maior porcentual aprovado pelo órgão desde o ano 2000

Rádio BandNews FM

Em 2021, ANS aprovou reajuste negativo.
Em 2021, ANS aprovou reajuste negativo.
Foto: Agência Brasil

Os planos de saúde individuais e familiares podem ficar até 15,5% mais caros. Isso porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar aprovou durante reunião extraordinária nesta quinta-feira (26) o índice máximo de reajuste para o período de maio de 2022 a abril de 2023.

A medida deve impactar contratos de cerca de 8 milhões de beneficiários em todo país. De acordo com os dados da série histórica da própria ANS, esse é o maior porcentual autorizado pelo órgão desde o ano 2000. Até então, o valor mais alto registrado era o de 13,57%, em 2016.

Durante o encontro, que ocorreu de forma remota, o diretor-presidente da Agência, Paulo Rebello, lembrou como a pandemia de Covid-19 impactou o setor. Ele também pontuou que a metodologia utilizada é a mesma dos anos anteriores.

Na reunião,  a ANS apresentou quais cálculos foram utilizados para chegar ao índice. A metodologia levou em considerações questões como o aumento da inflação e também a variação de receita por faixa etária, a intensidade de utilização dos planos pelos clientes e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Dos membros da diretoria de fiscalização da ANS, a diretora Eliane Aparecida de Castro foi a única a votar contra a alteração.

Segundo o advogado especialista em Saúde, Marcelo Falcão, existe a possibilidade de clientes acionarem a Justiça.

O reajuste pode ser aplicado por operadoras a partir do aniversário da contratação do plano. Ou seja, o teto máximo de aumento pode ser usado como referência até abril do ano que vem.

Em 2020, a ANS suspendeu o reajuste anual devido à pandemia de Covid-19. Já no ano passado, em ação inédita até então, o órgão determinou um reajuste negativo de 8,19%.

Tópicos relacionados