Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V para mais 7 estados

Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás vão receber doses para vacinar 1% da sua população.

Rádio BandNews FM

Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V para mais 7 estados União Química
Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V para mais 7 estados
União Química

A Anvisa autorizou na noite desta terça-feira (15) a importação excepcional da vacina Sputnik V para os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

Outros seis estados do Norte e do Nordeste já tinham recebido uma autorização excepcional para importar o imunizante russo no dia 04 de junho, diante de diversas condições e sob acompanhamento do órgão para aqueles que forem vacinados. A nova liberação segue as mesmas condições.

A Anvisa afirma que a vacina russa só pode ser aplicada em adultos saudáveis e receberá relatórios periódicos de avaliação, que faz parte de um estudo de efetividade. O órgão pode suspender a aplicação da vacina a qualquer momento.

Inicialmente, a Anvisa liberou o imunizante para o equivalente de 1% da população de cada um dos estados autorizados.

Com a nova liberação, a Paraíba vai importar 81 mil doses da vacina Sputnik V. O anúncio foi feito pelo governador João Azevedo nas redes sociais. Já o Mato Grosso e o Rio Grande do Norte têm direito a 70 mil doses cada. Rondônia foi autorizada a importar 36 mil doses; Pará fica com 174 mil doses, Amapá com 17 mil e Goiás tem direito a 142 mil doses da vacina Sputnik V.

A vacina Sputnik V teve um pedido anterior de importação, feito por estados do Nordeste, negado pela Agência em abril, mas agora decidiu emitir a autorização após ter feito novas inspeções em fábricas na Rússia e ter recebido novos documentos por parte dos estados requerentes.