BandNews FM

Anvisa decide se libera venda de autotestes nesta quarta

Agência vai analisar o pedido feito pelo Ministério da Saúde de permitir comercialização do diagnóstico caseiro

Rádio BandNews FM 19/01/2022 • 11:01
Saúde afirma que autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar
Saúde afirma que autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar
Foto: Reprodução

A diretoria da Anvisa se reúne nesta quarta-feira (19), às 15h, para decidir se libera ou não a venda de autotestes para a detecção da Covid-19 no Brasil.

A Agência vai analisar o pedido feito pelo Ministério da Saúde para liberar o uso do diagnóstico caseiro no país. O exame é proibido no Brasil por conta de um decreto da agência de 2015. A Anvisa vai analisar a viabilidade da comercialização desse tipo de teste, já usado em alguns países, diretamente ao consumidor.

Na nota técnica enviada aos técnicos da agência, o Ministério da Saúde afirma que a autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da doença, junto com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Se aprovado, o produto deve ser disponibilizado em farmácias e outros estabelecimentos de saúde. Mas a Anvisa ainda precisará analisar pedidos de comercialização desses exames no Brasil. As empresas precisam da aprovação do órgão para disponibilizar os testes no mercado.

O autoteste é um exame de antígeno, que pode ser feito pela própria pessoa, e aponta o resultado em 15 minutos.

O público alvo seria qualquer indivíduo que esteja ou não apresentando sintomas da Covid-19, independentemente da idade ou estado vacinal.

Ainda de acordo com a nota técnica, o Ministério da Saúde afirma que autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos. Se o resultado for positivo, a pessoa deve fazer auto-isolamento imediatamente e as pessoas próximas ao infectados também devem ser testadas ou isoladas.

Veja como funciona o autoteste para a Covid-19: