Ao menos 227 pessoas morrem devido ao terremoto no Haiti

Tremor de magnitude 7,2 foi sentido em outros três países

BandNews FM

Terremoto no Haiti deixa pelo menos 29 mortos Foto: USAID
Terremoto no Haiti deixa pelo menos 29 mortos
Foto: USAID

As autoridades do Haiti calculam os prejuízos depois de um terremoto de magnitude de 7,2 atingir o país neste sábado (14) deixando pelo menos 227 pessoas mortas. Os tremores também foram sentidos na República Dominicana, em Cuba e na Jamaica e tiveram o epicentro na cidade de Petit Trou de Nippes, com profundidade de 10 km. A preocupação das autoridades é com a aproximação da tempestade tropical Grace, que possivelmente desembarca na ilha na próxima segunda-feira (16) e pode agravar o panorama.

Imagens divulgadas na internet mostram a destruição de patrimônios públicos e privados em diversas regiões do país.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos chegou a emitir um comunicado sobre a possibilidade de um tsunami na região, mas retirou o alerta.

O presidente americano, Joe Biden, já autorizou o envio de tropas para auxiliar o Haiti na busca por sobreviventes e recuperação das cidades, em especial Cayes e Jérémies, as mais afetadas pela tragédia.

A unidade do Unicef no Haiti informou por redes sociais que está em contato com o governo local e parceiros para fornecer o apoio necessário à comunidade. O primeiro-ministro Ariel Henry compartilhou no Twitter uma mensagem de apoio à população e informou que declarará estado de emergência: “tomaremos as providências necessárias para ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto na Península Meridional. Devemos mostrar muita solidariedade em relação à emergência. O governo declarará estado de emergência. Vamos agir rapidamente. ”

A ilha ainda se recuperava do tremor de magnitude 7,0 que ocorreu em 2010, provocou milhares de mortes e desabrigou 1,5 milhão de pessoas.