BandNews FM

Apagão que atingiu Minas e Rio não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

Falta de energia ocorreu após falha em subestação de Furnas, de acordo com a entidade

BandNews FM

Apagão que atingiu Minas e Rio não tem relação com a crise hídrica, diz ONS
Apagão que atingiu Minas e Rio não tem relação com a crise hídrica, diz ONS
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que o apagão que atingiu cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais não tem relação com a crise hídrica.

O fornecimento de energia elétrica foi cortado entre 21h20 e 22h30, deste sábado (18), após uma falha identificada por Furnas na subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com a empresa, o desligamento dos equipamentos foi necessário para reparar o problema. As causas do ocorrido são analisadas com acompanhamento do ONS.

Responsável pelo fornecimento de energia elétrica para cidades da Região dos Lagos, a concessionária Enel informou que Macaé, no norte do estado, e Cantagalo e Teresópolis, na Região Serrana, também foram afetadas.

Já a Energisa informou que aproximadamente 60 municípios da concessão de Minas Gerais, além de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, ficaram sem energia.

Confira a nota da Energisa:

A Energisa informa que uma ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as Supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções de energia na noite de ontem, 18 de setembro.

A situação que impactou Nova Friburgo e aproximadamente 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21min e a Energisa atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa. A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h.

A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e emcontato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência.

Tópicos relacionados