BandNews FM

Após cobrança de Lira, Senado analisa projeto que pretende baratear a gasolina

Mudança na forma de cobrança do ICMS sobre os combustíveis deve ser debatida na volta dos trabalhos dos senadores, no início de fevereiro

Rádio BandNews FM

Arthur Lira cobrou uma solução do Senado para reduzir o preço da gasolina
Arthur Lira cobrou uma solução do Senado para reduzir o preço da gasolina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou, nesta segunda-feira (17), que vai submeter ao Colégio de Líderes da Casa, no início de fevereiro, o projeto aprovado pela Câmara que fixa a alíquota do ICMS que incide sobre os combustíveis.

O relator da proposta será o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Sul.

O relatório deve ser finalizado até o término do mês de janeiro, e o anúncio acontece após os estados decidirem descongelar o valor do ICMS a partir de fevereiro.

O imposto estadual representa importante fração do preço final dos combustíveis.

O projeto que fixa a tributação do ICMS na média dos últimos dois anos do valor da gasolina foi aprovado ainda em outubro na Câmara dos Deputados. A aposta dos deputados era de uma redução de até 10 centavos no valor do combustível. Atualmente, a alíquota do imposto estadual é calculado com base em uma média de quinze dias dos preços praticados nos postos.

No domingo (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, cobrou uma solução do Senado para reduzir o preço da gasolina e afirmou que os governadores miram em eleição, por isso, não resolvem a questão.

A fala de Lira ocorreu após a Petrobras anunciar um aumento de até 8% na gasolina vendida nas refinarias. Com isso, o preço do combustível deve subir nos próximos dias.

Tópicos relacionados