Após enfatizar cooperação com Amazônia, Lula participa do último dia de Cúpula

Presidente discursou em abertura da Cúpula da Amazônia; chefes de Estado dos países da OTCA devem assinar a “Declaração de Belém”

Rádio BandNews FM

Após enfatizar cooperação com Amazônia, Lula participa do último dia de Cúpula
Lula participa da Cúpula da Amazônia
Agência Brasil/Ricardo Stuckert

O presidente Lula participa, nesta quarta-feira (9), do último dia da Cúpula da Amazônia. Nesta terça, o chefe do Estado disse que “nunca foi tão urgente retomar e ampliar” a cooperação entre os países que detêm a floresta Amazônica.

A Cúpula está sendo realizada em Belém, no Pará, e teve presença de líderes latinos como presidentes e representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Junto com o Brasil, os sete países compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O objetivo do encontro é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com foco no desenvolvimento sustentável. Em seu discurso, Lula comentou a falta de encontros entre os chefes de estado para discutir o Tratado da Cooperação da Amazônia: “Há 14 anos não nos reunimos”. Antes da Cúpula em Belém, o encontro aconteceu outras três vezes em Manaus.

No discurso de abertura, Lula estabeleceu três principais temas para discussão entre os países: desenvolvimento sustentável, fortalecimento da OTCA e dos países detentores das florestas tropicais.

Após a cúpula, os chefes de Estado dos países da OTCA devem assinar a “Declaração de Belém”, com compromissos a serem assumidos pelos países.