BandNews FM

Após filas, governo prorroga prazo de recadastramento do Auxílio Brasil

Cidades brasileiras registraram filas nos últimos dias por conta dos atendimentos represados e falta de vagas para o cadastro presencial

BandNews FM

Pelo aplicativo do Cadastro Único é possível verificar a convocação.
Pelo aplicativo do Cadastro Único é possível verificar a convocação.
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Cidadania prorrogou nesta quinta-feira (14) o prazo para a atualização cadastral dos beneficiários do Auxílio Brasil inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais. Nos últimos dias, filas foram registradas em diferentes cidades para evitar o bloqueio dos pagamentos. O prazo que antes terminaria nesta sexta-feira (15) agora vai até o dia 15 de outubro. Aqueles que não concluíram a atualização em junho podem regularizar a situação até o dia 12 de agosto.

As novas datas foram publicadas no Diário Oficial da União. Entres os beneficiários que não mudaram de endereço ou não tiveram alteração cadastral é possível regularizar a situação pela internet, sem necessidade de comparar ao serviço social municipal.

O procedimento de atualização cadastral garante a continuação e o não cancelamento do recebimento dos benefícios sociais oferecidos.

A revisão do cadastro serve para atualizar os dados das famílias e impedir fraudes nos pagamentos. Já a averiguação do cadastro confirma os dados informados. Todos devem ser atualizados a cada dois anos ou quando houver alteração. Mas, por causa dos impactos da pandemia da Covid-19, este ano estão sendo realizado os procedimentos em famílias que atualizaram pela última vez os dados em 2016 e 2017.

São oito milhões de famílias envolvidas nos cadastros dos benefícios. Os processos estão em andamento desde fevereiro. 

Em caso de inconsistências nas informações do cadastro, a família deve comprovar que ainda é elegível para o recebimento dos benefícios.

Pelo aplicativo do Cadastro Único é possível verificar a convocação e se os dados precisam ser atualizados. A família pode confirmar os dados também pelo aplicativo, mas se precisarem atualizá-los é necessário ir presencialmente.

O governo orienta que o agendamento deve ser feito online para fazer presencialmente a atualização nos postos da prefeitura que cuidam do CadÚnico.

A atualização das famílias que não fizeram o recadastramento entre 2018 e 2019 será realizada nos próximos anos devido à escala atrasada pela pandemia.

Tópicos relacionados