Depois de cortar o passe livre no transporte para idosos entre 60 e 65 anos, o governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista querem conceder gratuidade para pessoas nesta faixa de idade, desde que estejam em situação de pobreza extrema.
Nesta terça-feira (29), o governador Rodrigo Garcia e o prefeito Ricardo Nunes disseram que a medida pode ser aplicada em 2023 para os ônibus municipais, da EMTU, além dos trens do Metrô e da CPTM.
O anúncio foi feito depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo decidir que a gratuidade no embarque seja retomada a todos com mais de 60 anos. Nunes disse que as conversas já aconteciam antes da publicação decisão judicial.
Na Assembleia Legislativa, um projeto também pretende retomar o passe livre pessoas com mais de 60 anos de idade. Rodrigo Garcia ponderou que, se o projeto passar, vai precisar rever o orçamento.
"Vamos fazer as contas e uma avaliação se o estado tem condições de bancar para todos. Quando encaminhamos o projeto, era apenas para idosos de baixa renda", afirmou o governador.