Arábia Saudita oficializa candidatura para sede da Copa-34

Federação do país diz ter o apoio de mais de 70 associações

Da Redação

Arábia Saudita oficializa candidatura para sede da Copa-34
Arábia Saudita oficializa candidatura para a sede da Copa de 2034
Divulgação / SAFF

A Federação de Futebol da Arábia Saudita oficializou nesta segunda-feira (9) a candidatura do país para ser sede da Copa do Mundo de 2034.

A entidade disse que a intenção é uma novidade histórica e reflete os objetivos do país de desbloquear novas oportunidades no futebol em todos os níveis, além “do compromisso de apoiar o crescimento do esporte em todos os cantos do mundo”.

 A Arábia Saudita alega ter o apoio de mais de 70 associações de diferentes continentes filiadas à Fifa, argumentando que o país já foi sede de mais de 50 eventos internacionais para homens e mulheres, incluindo futebol, automobilismo, tênis, hipismo, esportes eletrônicos e golfe.

De acordo com o presidente da federação, Yasser Al Misehal, esse é o segundo passo que a nação está embarcando. “Na semana passada, anunciamos as nossas ambições de receber a Copa de 2034 e esta candidatura oficial dá continuidade ao processo de tornar realidade os sonhos do nosso povo. O evento será o nosso convite para o mundo testemunhar o desenvolvimento da Arábia Saudita, vivenciar a cultura e tornar-se parte da história. Estamos extremamente empenhados em apresentar a proposta mais competitiva possível, que também ajudará a unir o mundo através do futebol".

A Fifa já definiu que a Copa do Mundo de 2034 será na Ásia e/ou na Oceania. Os países que desejam receber o evento devem enviar as candidaturas até o dia 31 de outubro. A escolha deve ser feita daqui a um ano.

A Arábia Saudita é a sede do Mundial de Clubes de 2023 e também receberá a Copa da Ásia de 2027.

COPA DE 2030

Recentemente, a Fifa anunciou que a Copa do Mundo de 2030 vai começar na América do Sul, com um jogo no Uruguai, outro na Argentina e o terceiro no Paraguai, nos dias 8 e 9 de junho. Depois, o torneio continuará na Espanha, em Portugal e no Marrocos.

Ou seja, Uruguai, Argentina e Paraguai já têm as vagas garantidas para a competição.

Os países que estiverem envolvidos nessas primeiras partidas da América do Sul vão entrar em campo novamente depois só nos dias 21 e 22 de junho.