Ativista Greta Thunberg é presa durante protesto ambiental na Noruega

Ativista participava de uma manifestação contra a instalação de turbinas eólicas em terras indígenas; sueca já foi liberada

BandNews FM

Ativista Greta Thunberg é presa durante protesto ambiental na Noruega
Ativista Greta Thunberg é presa durante protesto ambiental na Noruega
Reuters

A ativista sueca Greta Thunberg foi presa nesta quarta-feira (1) em Oslo, na Noruega. Ela participava de um protesto com ativistas indígenas contra a instalação de turbinas eólicas na região de Fosen, áreas pertencentes ao povo Sami.

O grupo étnico vive entre o norte da Noruega, Finlândia, Rússia e Suécia. Segundo a Unesco, estima-se que existam cerca de 80 mil indígenas ocupem territórios nos quatro países.

O grupo vem sendo ameaçado pela exploração de madeira, expansão de ferrovias, construção de barragens e pelo crescimento urbano, segundo os ativistas.

Na manifestação, Greta e apoiadores foram detidos ao bloquear uma das portas do Ministério das Finanças norueguês.

Em 2021, o Supremo Tribunal noruêgues definiu que os dois parques eólicos no centro da polêmica violaram os direitos das famílias do grupo Sami. Apesar disso, as turbinas continuam em operação mais de 16 meses após a decisão judicial, motivando os protestos.

No Instagram, Greta publicou uma sequência de vídeos e fotos de manifestantes sendo retirados do local por policiais e expressou indignação ao desrespeito com os direitos indígenas.

Segundo a polícia, a ativista sueca foi liberada.

Esta é a segunda prisão de Greta em dois meses. Em meados de janeiro, na Alemanha, a ativista foi detida em um protesto contra as atividades de uma mina de carvão.