Ativistas são presas em Londres ao jogarem sopa de tomate em quadro de Van Gogh

Obra “girassóis” é avaliada em R$ 506 milhões, mas não sofreu danos; grupo protestava contra emissão de licenças para exploração de petróleo

BandNews FM

Ativistas são presas em Londres ao jogarem sopa de tomate em quadro de Van Gogh Foto: Reprodução
Ativistas são presas em Londres ao jogarem sopa de tomate em quadro de Van Gogh
Foto: Reprodução

Duas ativistas da causa ambiental foram detidas na manhã desta sexta-feira (14) após atacarem uma obra de arte de Van Gogh na National Gallery, em Londres. Seguranças do museu detiveram as mulheres logos depois que elas jogam sopa de tomate na tela “Girassóis”. A pintura de 1888 não foi danificada, pois é protegida por uma camada de vidro. A moldura do quadro, no entanto, sofreu uma pequena avaria, de acordo com a diretoria da galeria.

A ação da ONG Just Stop Oil aconteceu no momento em que equipes de fotógrafos e repórteres acompanhavam uma exposição no museu. Nas redes sociais, o grupo pede a paralisação de qualquer nova licença para exploração de petróleo e gás no Reino Unido. Os ativistas ainda criticam decisões de liberar o uso de tipos de energia mais poluentes após a guerra na Ucrânia.

A redução no fornecimento de gás natural da Rússia tem levado países europeus a mudarem as políticas energéticas, que passavam por um processo de descarbonização. Os custos elevados e os problemas com o conflito reduziram o ímpeto dos investimentos.

O governo do Reino Unido também tem aumentado a emissão de autorizações para a exploração de petróleo no Mar do Norte, o que desagrada grupos ambientalistas por conta dos riscos de danos de um possível vazamento.

Esta é a segunda ação envolvendo obras de arte dos ativistas. As duas mulheres foram detidas por danos criminais e transgressão agravada. Elas devem ser liberadas ao se comprometerem em se apresentar na Justiça.

A obra “Girassóis” é a segunda mais valiosa de Vicent Van Gogh, é avaliada em 506 milhões de reais.