As aulas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro retornam em formato presencial hoje. De acordo com o calendário oficial, a primeira fase autoriza o retorno para os alunos da pré-escola, além dos que fazem parte do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Com o retorno gradual, a reabertura deve seguir protocolos de segurança na prevenção contra a Covid-19, como restrições na capacidade máxima de aluno, disponibilização de máscaras para estudantes, distanciamento social e higienização constante de áreas comuns. As 38 escolas que reabrem hoje foram autorizadas com base na capacidade para seguir as medidas sanitárias.
Ainda de acordo com o calendário oficial, a segunda fase deve começar entre 10 e 17 de março, quando os alunos do 3º ao 6º ano e crianças a partir dos dois anos que são filhos de profissionais de saúde e educação podem voltar às aulas presenciais. A terceira fase está prevista para acontecer na primeira semana de abril, quando os alunos de todos os anos voltam normalmente a frequentar as salas de aula.
Ao todo, a capital fluminense conta com 1.543 escolas municipais. Os demais estudantes têm retorno previsto para março e abril. O retorno às aulas presenciais é facultativo.