A partir desta segunda-feira (21), os viajantes totalmente vacinados podem voltar a visitar à Austrália a lazer. As fronteiras estavam fechadas desde o início da pandemia, em março de 2020.
Em dezembro de 2021 a Austrália flexibilizou a entrada de estudantes internacionais e alguns grupos de trabalhadores que tinham alguns vistos específicos.
O estado da Austrália Ocidental, onde fica a cidade de Perth, permanece fechada e só deve permitir a entrada de viajantes em março.
O país adotou um dos protocolos mais rígidos de fronteira durante toda a pandemia, o que lhe rendeu o apelido de "fortaleza". Mesmo após a liberação da entrada, o governo exige que os visitantes estejam completamente vacinados com um dos imunizantes aprovados: AstraZeneca; Pfizer; Moderna; Covaxin; Sputnik V; Novavax; Sinopharm e Coronavac.
A região tem um dos índices de vacinação mais altos do mundo, com 94% da população acima dos 16 anos de idade totalmente imunizada; e uma das menores relações casos/morte: no último domingo (21) foram quase 17 mil casos e 33 mortes.
O Brasil não tem voos diretos para a Austrália, mas a companhia aérea Latam anunciou que operará uma rota, a partir de março, entre São Paulo-Santiago- Auckland-Sidney.