BandNews FM

Áustria é o 1º país da Europa a retomar confinamento da população; vacinação será obrigatória

Autoridades austríacas querem evitar o que chamam de quinta onda da pandemia

Rádio BandNews FM

Já está vigente o confinamento de não vacinados na Áustria
Já está vigente o confinamento de não vacinados na Áustria
Foto: Reprodução/Twitter

A Áustria será o primeiro país a retomar o confinamento de toda a população para conter os casos de Covid-19. A partir de segunda-feira (22), lojas não essenciais serão fechadas, o trabalho remoto será incentivado e as escolas permanecerão abertas apenas para os estudantes que necessitam de apoio presencial dos professores. A medida vale inicialmente por dez dias e foi anunciada nesta sexta-feira (19) pelo primeiro-ministro austríaco Alexander Schallenberg.

Desde o início da semana, já está vigente o confinamento de não vacinados. No entanto, após novas orientações do Ministério da Saúde austríaco, as autoridades decidiram tornar as medidas contra a Covid-19 ainda mais restritivas.

A Áustria tem uma das menores taxas de vacinação contra a Covid-19 entre os pares da Europa e taxa de incidência da doença está em 990,7 casos para cada 100 mil habitantes. A Alemanha, que também estuda novas restrições, tem taxa de incidência beirando os 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Schallenberg também anunciou que a vacinação será obrigatória no país a partir do dia 1º de fevereiro de 2022.

Atualmente, 66% dos 8,9 milhões de austríacos estão com o ciclo vacinal completo.

Após o anúncio do confinamento de não vacinados, o país viu crescer o interesse pela imunização. O número de vacinados diariamente aumentou em quatro vezes desde segunda-feira (15).

O incentivo à vacinação acontece para que o país evite uma quinta onda da pandemia do coronavírus, segundo as autoridades. O aumento da circulação da variante Delta no país, que seria mais transmissível, é uma das preocupações.

Tópicos relacionados