BandNews FM

Autoridades do Rio de Janeiro alertam para interiorização da variante Ômicron

Atualmente, 98% das novas infecções são provocadas pela nova cepa

BandNews FM

Estado espera aumentar a capacidade de testagem de 6.500 testes por dia para 10.200
Estado espera aumentar a capacidade de testagem de 6.500 testes por dia para 10.200
Tomaz Silva/Agência Brasil

O secretário de Estado de Saúde do Rio afirma que, certamente, vai haver uma interiorização da transmissão da variante Ômicron do coronavírus no estado. Segundo Alexandre Chieppe, há uma tendência de estabilidade na Região Metropolitana, mas ainda é preciso mais alguns dias para caraterizar melhor essa situação.

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde, das 800 amostras que são analisadas por mês pela pasta, 98% são de infecção pela variante Ômicron.

Na próxima semana, o Governo do Rio deve receber 900 mil testes para Covid-19 do Ministério da Saúde. Cerca de 40% vão ser destinados à Capital Fluminense, onde 17 pontos de testagem e atendimento a pacientes com sintomas foram abertos. O secretário também nega que haja falta de exames.

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde inaugurou o 13° ponto de testagem da rede estadual. O novo megacentro fica no Portão 9 do Maracanã, na Zona Norte. O local tem capacidade para realizar cinco mil testes diários. O funcionamento será de 8h às 17h de segunda à sexta-feira. Segundo Alexandre Chieppe, diferentemente dos outros pontos, no Maracanã não é necessário fazer agendamento on-line.

Com a inauguração, o Estado espera aumentar a capacidade de testagem de 6.500 testes por dia para 10.200.

Ainda segundo o secretário, é possível que, na segunda quinzena de fevereiro, havendo uma melhora no cenário epidemiológico, seja possível retomar a realização das cirurgias eletivas no estado. Por outro lado, a liberação das visitas em hospitais deve acontecer depois. As suspensões vão ser reavaliadas no início do próximo mês.

Tópicos relacionados