BandNews FM

Auxílio Emergencial termina com Era do Bolsa Família e 25 milhões ficam desamparados

Programa de transferência de renda tem última etapa de pagamentos anunciada sem um substituto completamente estruturado

Rádio BandNews FM

Última parcela do Auxílio Emergencial será depositada no próximo domingo (31)
Última parcela do Auxílio Emergencial será depositada no próximo domingo (31)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No próximo domingo (31), será depositada a última parcela do Auxílio Emergencial. O programa de transferência de renda, que teve início em abril do ano passado, por causa da pandemia, vai terminar sem que o governo federal tenha definido um substituto para atender às famílias em situação de vulnerabilidade.

O fim do ciclo de pagamentos também marca o término do Bolsa Família, programa social criado há 18 anos e que atendia 14 milhões de famílias até o início dos pagamentos do Auxílio Emergencial.

O governo chegou a anunciar o Auxílio Brasil, um programa que deveria substituir o Bolsa Família. Mas nesta quinta-feira (28), a possibilidade de prorrogação do Auxílio Emergencial começou a ser defendida pela ala política do governo, caso a PEC dos Precatórios não seja aprovada nas próximas semanas.

Como paliativo, o governo pretende começar pagamentos parciais do Auxílio Brasil no dia 17 de novembro, mas ainda sem definição de onde sairá o dinheiro.

Segundo o Ministério da Cidadania, neste ano, 39 milhões de famílias foram beneficiadas pelo Auxílio Emergencial, mas 25 milhões não fazem parte do público do Bolsa Família e ficariam desassistidas.

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, 13,7 milhões brasileiros são extremamente pobres, ou seja, têm rendimento domiciliar per capita inferior a R$ 151.

Segundo o Ministério da Cidadania, em 2020, 68 milhões de brasileiros foram beneficiados com o Auxílio, que, no mesmo ano, teve um aporte financeiro de R$ 295 bilhões.

Mas, esse ano, o programa encolheu. Uma redução de cerca de 40% no número de beneficiários e de 75% no comparativo entre os valores das menores parcelas. No total, foram pagas 16 parcelas.

Em nota, o Ministério da Cidadania informou apenas que tem trabalhado sistematicamente para fortalecer os programas sociais e estabelecer uma rede de proteção para a população em situação de vulnerabilidade.

Tópicos relacionados