Parte na tarde desta segunda-feira (7) um avião brasileiro da Força Aérea que vai resgatar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia. O KC-390, maior aeronave produzida no Brasil, vai até Varsóvia, na Polônia, levando 11,6 toneladas de material humanitário para ser doado à Ucrânia. Na volta, prevista para quinta-feira (10), embarcam brasileiros e seus animais de estimação que fugiram das áreas de conflito.
O voo parte de Brasília, às 15h, e faz paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa antes de chegar na Polônia, com previsão de pouso na quarta-feira (9). A operação foi articulada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Na capital polonesa, brasileiros resgatados da Ucrânia vão embarcar no avião de volta ao Brasil. Cães e gatos de estimação também foram autorizados a viajarem.
O Itamaraty afirma que mais de 115 brasileiros pediram auxílio para deixar o território ucraniano e foram auxiliados a atravessarem a fronteira com a Polônia, Moldávia, Hungria e Romênia. Aqueles que decidiram voar para o Brasil seguiram de ônibus até Varsóvia.
O voo de repatriação tem capacidade para 71 passageiros. O avião utilizado é o mesmo que levou ajuda humanitária para o Líbano, em 2020, quando da explosão no porto de Beirute. O KC-390 também já foi utilizado no Haiti.