Avião da FAB que vai resgatar brasileiros pousa na Polônia na quarta-feira

Aeronave transporta alimentos e insumos médicos e irá retornar com 63 repatriados

Rádio BandNews FM

O avião vai fazer paradas técnicas em três cidades Foto: Força Aérea Brasileira
O avião vai fazer paradas técnicas em três cidades
Foto: Força Aérea Brasileira

O avião KC-390 da Força Aérea Brasileira, que vai resgatar brasileiros que fogem da guerra da Ucrânia e levar donativos para o país europeu, deve chegar em Varsóvia, capital da Polônia, na próxima quarta-feira (08).

Segundo o Palácio do Itamaraty, são 40 cidadãos brasileiros, 23 ucranianos, um polonês e seis cachorros que devem ser resgatados nos próximos dias.

Dentro do avião, serão transportadas quase 12 toneladas de doação humanitária a pedido do governo ucraniano.

Desse total, estão incluídos 50 purificadores de água, 9 toneladas de alimentos desidratados, o que equivale a cerca de 360mil refeições, e meia tonelada de insumos médicos, itens que foram doados pelo Ministério da Saúde.

O avião vai fazer paradas técnicas em três cidades, entre elas Lisboa, capital de Portugal, antes de chegar na Polônia.

Na cerimônia que marcou a decolagem da aeronave, o ministro da Defesa, general Braga Neto, afirmou que o governo se empenhou para ajudar os brasileiros impactados pelo conflito europeu e que isso mostra que a comunidade internacional pode contar com a solidariedade brasileira.

Além disso, o Palácio do Itamaraty decidiu abrir dois postos de atendimento consular: na cidade de Lviv, que fica próxima à fronteira com a Polônia e para onde tem se dirigido grande número de brasileiros, e em Chisinau, capital da Moldávia, cidade usada por brasileiros que buscam sair da Ucrânia via Romênia.

Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública publicaram no dia 3 de março uma portaria que concede visto temporário e autorização de residência para ucranianos. humanitário.