O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a ex-primeira dama Michelle Obama oficializam apoio à candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA.
Um vídeo publicado nesta sexta-feira (26) nas redes sociais de Obama e Michelle mostra uma ligação entre o casal e Harris.
No telefonema, a ex-primeira-dama diz que está orgulhosa da pré-candidata e que “isso será histórico”. Na mesma ligação, Barack Obama endossa o apoio a Kamala: “Ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiá-la e de fazer tudo o que pudermos para que você supere esta eleição e chegue ao Salão Oval”.
Na publicação, Michelle reforça o apoio do casal: “Barack e eu estamos muito entusiasmados por apoiá-la como candidata democrata devido à sua positividade, senso de humor e capacidade de levar luz e esperança às pessoas em todo o país”. Barack Obama, por sua vez, disse que Harris será uma “presidente fantástica”.
Essa é a primeira vez que o ex-presidente americano expressa apoio a Kamala, desde o anúncio de desistência de Joe Biden. Apesar de ter passado mais de dez anos desde que ele foi presidente, sua popularidade e influência no partido democrata continua sendo relevante.
Nas últimas semanas, outros democratas prestaram apoio a Harris, como ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e a ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton. Eles, que também são casados, divulgaram um comunicado conjunto no último domingo (21) dizendo que farão o que estiver ao alcance do casal para ajudá-la nessa disputa.
Um dos nomes mais importantes do Partido Democrata, a ex-presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos Nancy Pelosi, também apoiou Kamala publicamente na segunda-feira (22).
Em um anúncio, Nancy disse: “Hoje, é com imenso orgulho e otimismo ilimitado para o futuro do nosso país que apoio a vice-presidente Kamala Harris para presidente dos Estados Unidos”.
A candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA deve ser oficializada em agosto, na convenção nacional democrata em Chicago.