O Barcelona comunicou nesta sexta-feira (24) a demissão de Xavi Hernández do cargo de treinador do time profissional do clube. A saída do espanhol de 44 anos foi comunicada em uma nota no site oficial da equipe da Catalunha. A rescisão do contrato já vinha sendo especulada na imprensa espanhola após recentes divergências entre o ex-jogador e o presidente do Barça, Joan Laporta. Ainda segundo os jornais locais, o nome favorito para assumir o cargo é o de Hansi Flick, ex-técnico da seleção da Alemanha e do Bayern de Munique.
Xavi já havia anunciado que deixaria o clube no fim da temporada europeia há meses. No entanto, o treinador voltou atrás da decisão e afirmou que seguiria no comando até junho do ano que vem. Ídolo do clube enquanto jogador, Xavi deixa o Barcelona como treinador com 142 jogos, 89 vitórias e 29 derrotas. Pelo clube catalão, ele conquistou a Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol, ambos na temporada 2022/2023. O jogo de despedida de Xavi será neste domingo, contra o Sevilla, na última rodada de La Liga.
Segundo o comunicado oficial do Barcelona, o clube “agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo”. A nota ainda afirma que a reunião de comunicação da saída contou com a presença do presidente Joan Laporta, o diretor esportivo Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre.