BandNews FM

Festa do Peão de Barretos retorna após hiato pandêmico de mais de 1000 dias

Organização espera 900 mil visitantes em 11 dias de evento com shows e montarias

Rádio BandNews FM

Barretos abre Festa do Peão após hiato pandêmico de dois anos
Barretos abre Festa do Peão após hiato pandêmico de dois anos
Foto: Divulgação/Os Independentes

A Festa do Peão de Barretos chega a 65º edição com expectativa de alta movimentação na cidade do interior de São Paulo. Após dois anos sem os shows e as montarias por conta da pandemia, o Parque do Peão abre os portões nesta quinta-feira (18), às 18h, para mais de 900 mil visitantes esperados até o próximo dia 28.

Segundo os organizadores, entre 8 e 10 mil empregos diretos e indiretos serão gerados e a ocupação hoteleira já está com capacidade máxima a alguns dias. Cidades distantes até 150 km, como Ribeirão Preto, devem abrigar parte dos turistas que vão a Barretos.

Foram 1090 dias desde o encerramento do evento de 2019. Por isso, a expectativa do maior rodeio da América Latina é tão grande.

Em entrevista à BandNews FM, Emílio Carlos dos Santos, vice-presidente do grupo Os Independentes, que organiza o Barretão, disse que a festa deste ano valerá por três:

“É uma festa diferenciada, três em uma. Tem uma demanda represada. Nos mais diversos palcos nós devemos passar dos 100 shows e a expectativa é de 900 mil visitas”

Emílio dos Santos, mais conhecido como Kaká, fala que a Festa do Peão vai gerar entre oito e dez mil empregos. Segundo ele, os turistas chegam a ocupar hoteis num raio de 150 quilômetros em cidades da região, no interior paulista. Emílio lembra que muitos barretenses também aproveitam o período para ganhar dinheiro:

“Eu costumo brincar que a Festa do Peão de Barretos é quando o genro faz as pazes com a sogra. Ele desocupa a casa, vai morar com a sogra e aluga o imóvel para os turistas. Com essa renda extra, ele paga dívidas e até reforma a própria casa”

No fim do ano passado, Barretos se tornou oficialmente uma estância turística do estado de São Paulo.

O secretário municipal de Turismo, o conhecido locutor de rodeios Cuiabano Lima, celebra a Festa do Peão, entre shows e montarias, como um evento que extrapola as fronteiras do País:

“Barretos é um evento tradicional e importante para o Brasil e o mundo. Ele agrega todos os valores da cultura country sertaneja do homem do campo”

A agenda do Barretão começa com os shows das duplas sertanejas João Bosco e Vinicius, Guilherme e Benuto, Clayton e Romário, além do DJ Lucas Beat. Os ingressos são vendidos pela internet e o mais barato custa R$ 50.

Também passam pela arena de shows, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano e Bruno & Marrone.

Alguns camarotes e áreas VIPs estão com ingressos já esgotados, mesmo com uma carga 30% superior no número de entradas na comparação com 2019.

Já o rodeio, terá competições da final da PBR Brazil (18 a 21), Super Copa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio – LNR (22 a 24 e 27) e o 28º Barretos International Rodeo (25 a 28) com competições nas modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning.

Tópicos relacionados