BandNews FM

BC promete retomar sistema para checar valores a receber dos bancos em 14/02

Ferramenta registrou alta demanda e site foi retirado do ar um dia após estreia

Rádio BandNews FM

Sistema disponibiliza a consulta se o correntista tem algum valor a receber
Sistema disponibiliza a consulta se o correntista tem algum valor a receber
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central confirmou nesta quinta-feira (27) que as consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas apenas no dia 14 de fevereiro. Já as transferências dos valores que eventualmente estejam disponíveis poderão ser feitas a partir do dia 7 de março.

"O BC informa que, a partir de 14/02/2022, o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber [dos bancos]. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022, na data informada pelo sistema", afirma a nota da autoridade monetária.

O serviço gerou uma alta demanda e saiu do ar um dia após a estreia. No dia do lançamento, os acessos ao site foram 20 vezes maiores que um dia de alto volume - ou 50 vezes maior que um dia normal.

O sistema disponibiliza a consulta se o correntista tem algum valor a receber de instituições financeiras do Brasil. Caso tenha recursos a serem resgatados, pessoas e empresas poderão receber o dinheiro diretamente via PIX na conta indicada no sistema.

Outra opção é por meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária. Desse jeito, o beneficiário informará os dados de contato no sistema para receber a comunicação.

Tópicos relacionados