BandNews FM

Belo Horizonte inaugura hospital de campanha 24h para tratar dengue

Estrutura, montada em parceria entre a Prefeitura e o governo estadual, tem 320 m², 40 macas, centro de atendimento a pacientes com sintomas da dengue e unidade para hidratação venosa

Rádio BandNews FM

Belo Horizonte inaugura hospital de campanha 24h para tratar dengue
Belo Horizonte inaugura hospital de campanha 24h para tratar dengue
Reprodução/ Prefeitura Belo Horizonte (PBH)

Um hospital de campanha dedicado exclusivamente ao atendimento de pacientes com dengue e que vai aberto 24 horas por dia começa a funcionar em Belo Horizonte nesta quarta-feira (28). A unidade foi montada junto à UPA Norte, no bairro Novo Aarão Reis.

A instituição, chamada de Estrutura de Resposta (EDR), conta com 320 m², 40 macas, pias de água aquecida, energia para equipamentos médicos e um sistema refrigerador.

O hospital abriga um Centro de Atendimento ás Arboviroses (CAA) para tratar pessoas com sintomas de dengue e arboviroses como dor atrás dos ohos, febre e manchas vermelhas na pele.

Uma Unidade de Reposição Volêmica (URV), destinada à hidratação venosa de pacientes internados, também funciona no local.

A inciativa é fruto de uma parceria da prefeitura de Belo Horizonte com o governo de MInas Gerais, que forneceu a tenda por meio da Defesa Civil.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde serão contratados 170 profissionais de saúde para atuar no hospital. Na lista de funcionários estão médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem. Foi aberto um banco de currículos para contratação imediata de médicos.

105 das 853 cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência, com mais de 114 mil casos confirmados e 37 mortes desde o início deste ano. Outros 327 mil casos aguardam confirmação do diagnóstico e 197 óbitos aguardam analise.

Tópicos relacionados