Biden diz que pandemia acabou nos EUA, mas coronavírus ainda demanda cuidado

Presidente americano declarou em entrevista que população já não usa mais máscaras e que trabalho para evitar o pior continua

Rádio BandNews FM

Biden diz que pandemia acabou nos EUA, mas coronavírus ainda demanda cuidado Foto: Reuters
Biden diz que pandemia acabou nos EUA, mas coronavírus ainda demanda cuidado
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo (18) que a pandemia de Covid-19 terminou no país. O democrata, no entanto, destacou que o coronavírus ainda demanda cuidados e que há muito trabalho a ser feito para evitar o pior.

As declarações foram dadas em entrevista ao “60 Minutes” da CBS, um canal de televisão americano. Biden destacou que a população já não usa mais máscaras de proteção.

A fala ocorre semanas após o presidente enviar ao Congresso um projeto de lei pedindo a liberação de recursos para a manutenção do programa de testagem e vacinação de americanos contra a doença.

Embora em menor número, a média de casos nos Estados Unidos ainda beira os 60 mil diagnósticos diários e cerca de 500 mortes são registradas diariamente. Números que estão em queda e são considerados baixos no país de 300 milhões de habitantes.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde afirmou que os índices de casos e mortes de Covid-19 estavam baixos e que a situação indicava um “possível fim da pandemia”.

A emergência sanitária foi declarada pela OMS em março de 2020 e diferentes países do mundo iniciaram um processo de fechamento das atividades para impedir o avanço do vírus.

Os Estados Unidos registraram mais de um milhão de mortes pela doença e foram a nação com o maior número de vítimas.

Embora a economia já tenha reaberto no pais, a preocupação com a baixa cobertura vacinal de crianças preocupa e a retomada das aulas provoca um aumento nos casos entre crianças, principalmente entre a faixa etária de 5 e 9 anos, segundo reportagem da NBC News.