BandNews FM

Bilheterias do Metrô e CPTM começam a ser fechadas nesta sexta-feira

A operação teve início na Estação Belém, na Linha Vermelha, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda

BandNewsFM

A partir desta sexta-feira (8), as bilheterias das estações funcionarão apenas nos horários de pico
A partir desta sexta-feira (8), as bilheterias das estações funcionarão apenas nos horários de pico
Rovena Rosa / Agência Brasil

A CPTM e o Metrô de São Paulo iniciaram nesta sexta-feira (8) o fechamento dos pontos de venda de bilhetes físicos. A partir de agora, as bilheterias das estações funcionarão apenas nos horários de pico, entre 6h e 10h e das 16h às 20h.

No entanto, o encerramento total das vendas de bilhetes físicos nas bilheterias das estações Belém, na Linha Vermelha, e Granja Julieta, Linha 9-Esmeralda está previsto para o próximo dia 15. A expectativa é de que isso aconteça em todas as paradas até o fim do ano.

Os passageiros devem comprar o bilhete virtual com tecnologia QR Code no aplicativo chamado TOP e em pontos de venda nos arredores das estações. Máquinas de autoatendimento também estarão disponíveis para quem não tem telefone celular ou bilhete único e para quem quer pagar em dinheiro.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a medida foi adotada com objetivo de redução de custos. A expectativa é de que o encerramento das bilheterias gere uma economia de 100 milhões por ano.

A gestão afirmou que os funcionários dos pontos de vendas de bilhetes serão recolocados em outras atividades. Além disso, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o fechamento dos postos será gradual, na medida em que ampliam os postos de venda de bilhetes virtual conveniados.

Por fim, a STM garantiu que, nos primeiros dias de transição, irá disponibilizar equipes de reforço nas estações para orientar os passageiros. A Secretaria ainda promete que haverá instruções nas plataformas digitais de vendas, nas redes sociais e por SMS.

Tópicos relacionados