BandNews FM

Bitcoin vira método de pagamento em município de 20 mil habitantes no RS

40% dos comércios de Rolante, no Vale do Paranhana, aceitam criptomoeda como moeda alternativa

Rádio BandNews FM

Bitcoin vira método de pagamento em município de 20 mil habitantes no RS
Bitcoin vira método de pagamento em município de 20 mil habitantes no RS
Divulgação/CP

Um dos principais polos de pagamento em bitcoin no Brasil está no Rio Grande do Sul. Em Rolante, no Vale do Paranhana, cerca de 200 estabelecimentos aceitam pagamento em bitcoin. O número de pontos que utilizam a criptomoeda equivale a 40% dos comércios da cidade.

O projeto "Bitcoin é aqui!" começou com o desejo de entusiastas do bitcoin em usar a criptomoeda no dia-a-dia. A Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (Acisa) abraçou a ideia e fez a ponte com os comércios locais.

A secretária-executiva da entidade, Sonia Kraemer, explica que o objetivo não é incentivar o investimento em bitcoin, mas utilizá-lo como moeda alternativa.

Um bitcoin equivale a aproximadamente R$ 345 mil, então as transações são feitas em satoshis, pequenas frações da criptomoeda. Todas as conversões são feitas diretamente por aplicativo.

A iniciativa atrai entusiastas de bitcoin de diferentes partes do país, que desejam utilizar a criptomoeda em transações do dia a dia. A cidade vizinha de Riozinho, também começou a aderir ao projeto, com 12 pontos que aceitam a criptomoeda.

Tópicos relacionados